Mastocitose

Mastocitose
Quadro raro, caracterizado pelo acumulo de mastócitos na pele e/ou em outros órgãos, principalmente na medula óssea e tecido gastrointestinal.Pode ser apenas cutânea ou sistêmica.A forma cutânea é mais comum em crianças.Em adultos pode ser progressiva e até fatal.O diagnóstico é confirmado com o anatomo patológico.Também deve ser solicitado um hemograma,USG abdome, densitometria óssea.Mielograma se tiver alteração como anemia, leucocitose persistente e eosinofilia, dor óssea. A dosagem do ac 5-hidroxindolacetico e das matanefrinas na urina de 24hora ajuda a descartar a possibilidade de tumor carcinoide ou feocromocitoma.No seguimento do paciente importante pedir anualmente sódio, potássio, cálcio, magnésio e triptase sérica.Os paciente devem ser bem orientados quanto a sua doença, saberem quanto a fricção, mudanças bruscas de temperatura, exercício físico, stress emocional, antiinflamatorio não hormonal;esses pacientes são mais sensíveis a toxinas de animais podendo ter anafilaxias.Para o tratamento aliviar os sintomas, principalmente o prurido, usar antihistaminicas,os antag H1 e se manifestaçoes gástricas dar os antag H2.A Aspirina é um potente modulador da histamina, podendo ser associado, nunca dar isoladamente.Discussão: na criança pedir biopsia de medula apenas se sinais de visceromegalias ou anormalidades no sangue periférico; no adulto o diagnóstico inclui o estudo da medula, segundo trabalho concluído na faculdade de medicina do ABC, publicado nos anais de dermatologia de maio/Junho de 2009.

Queratodermia palmo plantar



Tipo Unna-Thost


Ocorre o espessamento da camada córnea.Advindo de herança dominante. Esse tipo há limitação da hiperqueratose nas palmas e plantas, pode haver fissura e base eritematosa.

Esclerose Tuberosa



Doença genética hereditária dominante.tem como manifestação clínica mácula café com leite outras hipocromicas, angiofibromas faciais, tumores periungueais(tumores de Koenen). Alem disso a síndrome pode conter lesões oculares,neurológicas, como deficiência mental,cardiovasculares, renais, pulmonares e gastrointestinais.

Xantoma eruptivo


Distúrbio do metabolismo dos lípedes.
São múltiplas pápulas amareladas , relacionado a hipertrigliceridemia com níveis altíssimos.Associado geralmente com diabetes, obesidade e pancreatites.

Xeroderma Pigmentoso



Paciente de 14anos reside em Piauí - Brasil, com foto envelhecimento precoce procurou seu primeiro atendimento há alguns dias.Tem sensibilidade anormal a luz solar, além de defeito no reparo da DNA.Xeroderma pigmentoso é doença hereditária autossômica recessiva existem 8 subtipos, alguns com comprometimento neurológico, neste caso é menos agressivo.Percebemos aqui uma pigmentação acentuada, telangiectasias, queratoses actinicas até espinocelulares e basolcelulares.

Corno Cutâneo


Caracterizado pela exagerada produção de camada córnea. Ocorre normalmente em idosos. Varias patologias podem se expressar clinicamente como corno cutâneo, tais como os nevos verrugosos, as verrugas virais, a queratose seborreia e ate o carcinoma espinocelular; por isso ele deve ser removido e sua base examinada histologicamente.

Eritema fixo medicamentoso

Caracterizada por lesão vermelho azulada urticada ou até bolhosa, arredondada de limites nítidos acompanhadas de prurido e/ou ardor, formando a chamada lesão em alvo. Causada por droga, as lesões costumar aparecer no mesmo local se novo contato com a droga causadora. Elas evoluem de eritematosa para uma coloração acastanhada, cor tal pela pigmentação melânica, que desaparece gradualmente. Não é necessário tratamento, a menos que ocorra infecção secundária.

Eritema multiforme

Síndrome de hipersensibilidade. Aparece subitamente como lesões eritematosas de borda papulosa a vesicular de pigmentação purpurica formando lesão em alvo. Pode cursar com prurido e ardor local. De etiologia variada, neste caso exemplificado pela foto, por antiinflamatório não hormonal, evoluindo com sintomas gerais discretos. A forma grave é chamada de Stevens-Johnson, mas é pouco freqüente. Na histopatogia encontramos infiltrado perivascular de células mononucleares e ate eosinófilos. Como tratamento corticóide tópico, compressas secativas, se presença de vesículas, e corticóide oral 1mg/Kg/peso 12/12h.

Radesp

Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo 2009
Esse ano em São Jose do Rio Preto.

Novidade!

Toxina Botulínica e quimiocirurgia

No início a toxina era usada apenas para o tratamento de rugas dinâmicas causando a paralisação da musculatura facial deixando sua face sem expressão. Hoje associado a quimiocirurgia adquirimos um resultado muito mais natural dando harmonia a face de forma glogal e usando baixas doses da toxina.

Sindrome Peutz-Jeghers


Doença hereditária autossômica dominante, ocorre mutação em gene que é gene supressor tumoral,caracterizada por máculas efélide símiles, máculas pigmentadas marrom escuro ovaladas principalmente em dorso das mãos, região peri oral, lábios e mucosa oral.As lesões cutâneas podem desaparecer mas as em mucosas são permanentes. Associada a polipose intestinal. Esses pacientes devem ter seguimento rigoroso, fazendo colonoscopia de 2 em 2 anos para controle dos pólipos. Para efeito estético podem fazer laser rubi para as máculas cutâneas.


Alopecia areata


As alopecias são classificadas em congênitas e adquiridas, estas se subdividem em cicatriciais e não cicatriciais. Este caso é de uma alopecia não cicatricial, ausente de sinais inflamatórios ou atrofia de pele, de etiologia desconhecida.
Importante: tem cura!Tem como tratamento aplicações de triancinolona 3-4 mg/ml semanalmente ou quinzenalmente.Se acometimento menor que 40% do couro cabeludo repila em 1 ano.

Acne??

Não!! Parece mas não é...
Antigamente era chamada de acne rosácea, mas como não envolve queratinização folicular anormal e sim apenas dilatação vascular anormal, formando teleangiectasias, eritemas constantes até células inflamatórias extravazando (quero dizer saindo dos vasos), formando pápulas e pústulas, hoje chama-se apenas rosácea.
Doença comum em peles claras, mais comum em areas foto expostas e em mulheres na faixa etária de 40 aos 50 anos.
A foto ao lado a paciente de 40 anos, com quadro de rosácea grau 2 que fez uso de corticóides, mas sofreu efeito rebote ao tirá-lo repentinamente. Importante: não existe cura para rosácea mas sim controle.

Olá a todos internautas...

Olá a todos,

esse blog como vocês podem imaginar procura refletir sobre as patologias dermatológicas, informações do meu dia-a-dia com os pacientes, noções de saúde e dicas, fotos, dentre outras informações que eu considerar relevante.

Espero que todos vocês gostem desse blog e aproveitem ao máximo as informações aqui contidas. Todas e quaisquer dúvidas podem ser enviadas diretamente à mim.



Atenciosamente, Dra. Daniela de Luca (Dematologia).